Como ser um Pentester

Data: 03/09/2017 Autor: Weidsom Nascimento

Como ser um Pentester

Como ser um Pentester? Essa é uma pergunta que muitos fazem, e com ela muitas outras perguntas, as respostas para todas é muito simples. Um Pentester é um profissional da segurança ofensiva que trabalha realizando ataques em sistemas para determinar suas falhas e posteriormente corrigi-las.

Precisa ter curso superior para ser um Pentester?

Definitivamente não! Para ser um profissional da segurança não é necessário ter cursado um curso superior (superior, palavra usada para menosprezar os demais). O que realmente é necessário para se tornar um profissional da segurança é ter diversas habilidades que em conjunto formam um Pentester, dentre elas temos:

  • Programação em C.

  • Programação em C++.

  • Programação em Assembly x86.

  • Programação em Assembly x86_64.

  • Programação em Assembly ARM.

  • Programação em Assembly MIPS.

  • Noções de telecomunicações.

  • Noções de eletrônica analógica.

  • Noções de eletrônica digital.

  • Desenvolvimento WEB.

  • Administração básica de sistemas Linux.

  • Ter raciocínio rápido.

Como vou aprender tudo isso?

Muita gente se inscreve em cursos superiores para aprender apenas uma única coisa na lista acima, uma faculdade é a forma mais cara e inútil de se aprender qualquer dos itens listados. Exatamente, os professores de universidades são praticamente zumbies lendo o que esta em um livro e repetindo todo ano a mesma coisa sem ao menos entender do assunto!

Eu te aconselho a estudar por meio de cursos online, isso mesmo, cursos online são a melhor opção o antigo meio de ensino em salas de aula esta ultrapassado ninguém aprende melhor do que no conforto de sua casa e estudando no próprio ritmo. O melhor de tudo é que qualquer curso online tem provas e certificados validos para qualquer empresa.

E o certificado CEH?

Putz, esse certificado é uma piada, um enrola trouxa para você pagar alguns milhares de reais em um pedaço de papel dizendo que você é um lammer, isso mesmo um lammer, esse certificado de nada tem validade no mundo da segurança computacional! O certificado CEH é 100% com maquinas Windows e usando programas prontos para tarefas que nunca tem proposito, absolutamente nada do que se pede para tirar um certificado CEH é utilizado no Pentest, se não acredita pesquise e veja a diferença de um Pentester para um lammer CEH.

Onde aprender? Qual curso fazer?

Infelizmente temos poucas empresas no mundo que trazem um conteúdo de verdade e com qualidade, existem raros cursos completos de formação de profissionais da segurança.

Mas felizmente a The Cracker Technology é uma das poucas empresas que traz conteúdo de verdade para uma completa formação de profissionais da segurança e a única no Brasil e América do sul.

Temos o melhor curso do mercado o Curso de Pentest Avançado com conteúdo completo para formação de profissionais da segurança avançada e ofensiva, VER CURSO: http://www.pentestavancado.com

Member of The Internet Defense League